Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rapaz Invisível

Importância da conexão humana

IP.jpg

Inevitavelmente estabelecemos redes.
Primeiro com os nossos pais,  família imediata,  evoluindo para amigos da primária, secundário e futuramente de trabalho.  
 
Conectar com os outros é,  desde que a nossa memória coletiva é registada,  um traço da nossa condição humana.  Fazemo-lo, como animais sociais,  fazemo-lo como forma de garantir uma rede de apoio e influência para a nossa evolução. 
 
Apoio porque satisfazemos necessidades emocionais,  físicas e sociais; influência porque gostamos de ter um poder de veto ou aprovação sobre acontecimentos e decisões que nos afetem;  evolução porque procuramos o crescimento e desenvolvimento de nós mesmos. 
 
Hoje em dia,  ao contrario do que tem sido sugestão da história,  as nossas interacções esbatem-se e diminuem. Num mundo inundado por smartphones, ecrãs e tablets, parece surgir uma tendência para beneficiar a interacção digital à pessoal.  Inevitavelmente somos compelidos a estar perto de quem nos desperta conforto. Mas as relações digitais não desistem em querer ocupar um lugar cimeiro.  O que preocupa qualquer profissional de saúde!  A tecnologia é fulcral hoje em dia e não se pode negar isso. Mas igualmente inegável é o peso que nos,  enquanto espécie que precisa de outros para colaborar na sua permanência neste planeta,  encontramos na necessidade de nos vincularmos aos outros. 
 
Se aceitar a sugestão: use tecnologia e relações digitais... mas não se esqueça de que no final do dia o conforto de quem se preocupa connosco vale a pena. O truque é dosear. 
---
O Rapaz Invisível também está no Facebook e no Instagram. Segue-o.