Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rapaz Invisível

Dia sem sapatos #Withoutshoes

Hoje, dia 10 de Maio é o "Dia Sem Sapatos". Este movimento solidário decorre em vários países, entre eles Portugal.

 

Fica a conhecer um pouco da história que está por detrás do dia sem sapatos (One Day Without Shoes).

 

Blake Mycoskie é um jovem empresário norte-americano, que durante uma viagem à Argentina conheceu a realidade de algumas crianças que não tinham sapatos nem condições básicas de vida. Ele voltou para casa com uma ideia fixa: criar um negócio solidário, de modo a que as vendas serviriam para ajudar aquelas crianças que havia conhecido e que, pelo facto de não terem um par de sapatos para calçar, estavam a desenvolver uma série de infeções, que levavam muitas vezes a doenças mortais. Desta ideia nasceu o conceito Shoes for a Better Tomorrow (Sapatos por um Amanhã Melhor), que viria a dar origem à multinacional TOMS, hoje uma marca de referência não só de sapatos, como também de malas e óculos.

 

Blake tornou todo o modelo de negócio da TOMS numa ideia simples: One for One (um para um). Por cada produto vendido, outro é oferecido a quem mais precisa. Por cada par de sapatos que a TOMS vende em qualquer uma das lojas espalhadas pelo Mundo, outro é oferecido a crianças que não os podem ter.

 

Hoje, dia 10 de Maio, todo o seu esforço para chegar mais perto dos que mais precisam é relembrado de forma simbólica com um dia especial que já chegou a dezenas de países de todo o mundo, o One Day Without Shoes. A ideia é criar um movimento mundial usando as redes sociais e a capacidade de influência individual de cada um, não só para alertar para estes problemas sociais, como ao mesmo tempo, cada foto que se publica poder reverter-se num par de sapatos para quem mais deles precisa. O objectivo deste ano é oferecer 10 000 pares em 10 países, ou seja, 100 000 pares de sapatos doados a comunidades carenciadas.

 

Como te podes juntar ao One Day Without Shoes e ajudar crianças?

É fácil, só tens de tirar uma foto sem sapatos ou com uns Toms calçados e partilhá-la no Instagram (com o teu perfil público) e usar o hashtag #withoutshoes. Este gesto é simples e apenas com uma foto a tua ajuda vai reverter-se a favor de crianças necessitadas.

557902_10200747321916208_1769602221_n-e14457808569

 #Withoutshoes

 

Curiosidade: Ao todo, a TOMS já ofereceu mais de 50 milhões de pares de sapatos, 360 mil pessoas com problemas de visão foram ajudadas com pares de óculos, consultas ou cirurgias e milhares de outras conseguiram melhores condições sanitárias ou educativas nas regiões onde vivem.

 

 

---
O Rapaz Invisível também está no Facebook e no Instagram. Segue-o.