Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rapaz Invisível

Dia Mundial da Criança

Dia da Criança.jpg

 

Hoje é Dia Mundial da Criança. O dia em que os mais pequenos se divertem e os adultos tentam compensar a falta de tempo com bens materiais. 

 

Hoje é o dia da pequenada, como tantos costumam dizer. O dia em que as brincadeiras são mais fortes e os amigos ajudam a isso. O dia em que ser criança continua a ser bom. 
 
Mas é tão difícil ser criança. Perdeu-se a liberdade de brincar na rua para ganhar a prisão de um qualquer ecrã de computador ou televisão. Perdeu-se as brincadeiras com amigos para se ganhar os videojogos em rede. Perdeu-se as brincadeiras com o arco, o elástico e a corda. Perderam-se as Barbies e os Action Mans para se ganhar os tablets e os smartphones. Perderam-se os jogos de tabuleiro para se ganhar os jogos eletrónicos. E perdeu-se a paciência dos pais que calam os filhos com aparelhos modernos. 
 
Quem não se recorda de se sentar no sofá para ver televisão, muitas vezes ao lado dos avós? Quem não se lembra de jogar ao "guelas" ou fazer corridas de bicicletas? Quem não se lembra de jogar à "macaca", à "apanhada" ou ao "rei manda"?
 
Até há poucos anos era possível ser criança, na verdadeira plenitude da palavra. Era possível rir, correr, jogar à bola e magoar os joelhos. Era possível jogar ao bate pé e comer rebuçados com a maior calma do mundo. 
 
Todas as pessoas grandes foram um dia crianças, mas poucos se lembram disso
       Antoine de Saint-Exupéry in O Principezinho 
Todos já fomos crianças, e continuamos a ter uma dentro de nós.Todos nos lembramos do que era ser criança no nosso tempo, seja ele qual for. Só nos falta deixar que as crianças sejam aquilo que são. Sem pressa para crescer, sem pressa para serem adultos. Só nos resta deixar que cresçam, floresçam e sejam felizes, na inocência da sua idade. 
 
E nós, pessoas grandes, só nos resta saber soltar a criança que está dentro de nós. Pontualmente. Porque todos nós guardamos uma criança e é tão bom saber vivê-la!
---
O Rapaz Invisível também está no Facebook e no Instagram. Segue-o.