Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rapaz Invisível

1º ciclo com livros gratuitos

No próximo ano letivo, o governo vai dar manuais escolares a todos os alunos do 1º ano, do 1º ciclo da rede pública de ensino. Uma medida que visa ajudar os pais que, cada vez mais, sentem as dificuldades económicas. Mas há autarquias que querem e vão mais longe.

FERNANDO VELUDO/NFACTOS
FERNANDO VELUDO/NFACTOS

 

Exemplo disso é a Câmara Municipal da Amadora. Para completar a oferta que o governo vai fazer, a presidente da Amadora garante que os manuais escolares também serão dados pela autarquia aos alunos do 2º, 3º e 4º anos do 1º ciclo. "Não faz sentido que uma criança que estude no 1.º ano tenha os livros de forma gratuita e o irmão, do 4.º ano, não", explicou ao DN Carla Tavares, presidente da Câmara da Amadora.

 

Já Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, foi mais longe. As crianças que frequentam o 1º ciclo, nesta autarquia, vão ter direito aos manuais escolares sem pagar nada. Mas como é essencial o ensino escolar, a autarquia oferece, ainda, os manuais de História e Português aos alunos do 5º e 6º anos, e os de Matemática e Português aos alunos do 7º ao 9º anos. "O pressuposto não é ajudar apenas os mais desfavorecidos, até porque há muitas famílias de classe média que tradicionalmente não beneficiam de nada e não têm mais possibilidades do que as que têm escalão" , explica o presidente de Vila Nova de Gaia ao DN. 

 

O Rapaz Invisível saúda estas iniciativas. Dois exemplos, no meio de tantos, onde as autarquias ajudam as crianças e jovens a continuar a estudar. 

 

---
O Rapaz Invisível também está no Facebook e no Instagram. Segue-o.